As Linhas, Escolas e Sub-escolas do Budismo
Por: Ryath
(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
Muitas pessoas que não gostam de religião, mas gostam do Budismo, não desejam ver ele como uma crença, mas sim como uma Psicologia ou Filosofia.
O Budismo é uma religião com milhões de praticantes, sendo talvez a principal crença na Ásia, e isso é um grande feito.
O Budismo inicialmente começa na Índia com seu criador, o Buda Sidarta Gautama, depois foi se espalhando para países do oriente principalmente, e em cada lugar foi se formando uma escola e sub-escolas diferentes.
A primeira escola foi a Theravada, que existe até os dias de hoje.
Mas a segunda escola foi a Mahayana, que se subdividiu em muitas outras escolas e sub-escolas.
Dentro do Mahayana se formou os Budismos Zen, Terra Pura, de Nitiren Daishonin e talvez o Budismo Esotérico, que nasceu no Tibet.
Para alguns autores o Budismo Esotérico faz parte da linha Mahayana, e outros dizem que não.
O Budismo Esotérico estaria dentro da escola Mahayana ou seria uma separação das três primeiras linhas budistas, que são o Theravada, o Mahayana e o Vajarayana (que é a linha esotérica do Dharma).
Dharma significa sabedoria, e é uma palavra usada também como sinônimo de Budismo.
O Budismo Esotérico tem cinco escolas tibetanas, e duas japonesas, que são o Gelug, o Nyingma, Sakya, Kagyu, Kadampa, o Tien e o Tendai.
O Zen Budismo tem as escolas Soto e Rinzai.
Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.
Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.
Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação. Todos os nossos textos podem ser reproduzidos.
RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: